A situação da má nutrição no território do estado de Mato Grosso do Sul tem sido descrita por meio de inquéritos nacionais de saúde e de demografia, indicando que a situação no estado é mais preocupante do que no resto do país, principalmente sobre o excesso de peso e a obesidade. O MS é o 6º estado no ranking nacional de custo atribuível ao excesso de peso e obesidade no Brasil e o 1º em mortes atribuíveis ao excesso de peso. Por sua vez, dados de vigilância anuais, como o estudo de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL), indicam constante aumento e agravamento da situação.
É reconhecido que a má alimentação lidera o ranking dos fatores de risco relacionados à carga global das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) no mundo. O Ministério da Saúde reforça que alimentação é um direito humano constitucional, mas a má alimentação é um dos principais fatores de risco relacionados à carga global de doenças, que no Brasil, está relacionada às principais causas de morte, adoecimento e perda de produtividade dos indivíduos.
É por isso que um site dedicado a nutrição é uma ferramenta estruturante, pois a nutrição perpassa por todos os pontos na lógica das Redes de Atenção à Saúde, ciclos de vida e demais políticas que convergem com a política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) e Política Nacional de Promoção à Saúde (PNPS).
Vale ressaltar que atualmente a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES/MS) emprega vários esforços, por meio de diversas áreas técnicas com apoio do Observatório de Condições Crônicas e Alimentação (OCCA/UFMS), para propor ações que contribuam no enfrentamento e superação do cenário apresentado.
Deste modo, este site vem para contribuir como um canal adicional de suporte técnico para os profissionais de saúde, um espaço de intercâmbio de práticas, informações acessíveis para a população em geral, além de promover produtos, ações e serviços de iniciativa do Mato Grosso do Sul.
Bom uso!